quarta-feira, janeiro 29, 2014

Oil World aumenta estimativa para a safra mundial de soja - Notícias Agrícolas

Soja: Oil World estima aumento de 24% nos estoques globaisA produção mundial de soja foi estimada pela Oil World em 287,8 milhões de toneladas. A consultoria alemã aumentou suas projeções para  a colheita do Brasil para 89,5 milhões de toneladas, enquanto reduziu a da Argentina para 54 milhões de toneladas por conta do clima muito quente e seco no país.  
A última estimativa da consultoria para a safra mundial de soja era de 287,6 milhões de toneladas. 
Os estoques finais globais da temporada 2013/14 podem chegar, ainda de acordo com a Oil World, a 79,2 milhões de toneladas, sendo 26% maiores do que o registrado há um ano. 
"O clima na América do Sul, de uma forma geral, corre bem, com exceção de alguns pontos de estiagem, o que pode afetar o mercado até o final do ciclo, mas estamos alinhados para uma safra recorde tanto no Brasil quanto na Argentina", afirma Camilo Motter, analista de mercado da Granoeste Corretora. "E este é um elemento de pressão", completa. 
Ao mesmo tempo em que as projeções são favoráveis para a América do Sul, a demanda se mantém muito aquecida e, segundo analistas, não dá sinais de arrefecimento mais adiante. Esse fator ainda é, portanto, o principal pilar de sustentação para os preços da oleaginosa. 
Para o analista da Granoeste, essa grande safra sulamericana que começa a chegar será tranquilamente absorvida pela demanda. Os últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) já mostram que os embarques norte-americanos de soja superam os 30 milhões de toneladas. 
Bolsa de Chicago - Nesta quarta-feira (29), os negócios com a soja na Bolsa de Chicago continuam acontecendo em um ritmo mais lento e em menor volume. Não há novidades que possam estimular uma pressão de baixa no mercado ou movimentos de alta para as cotações e, dessa forma, as oscilações seguem pouco expressivas e mantêm a estabilidade. Assim, por volta das 10h (horário de Brasília), os vencimentos março e agosto trabalhavam sem movimentações, enquanto o maio e o julho perdiam, respectivamente, 0,25 e 1,25 ponto. 

Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário